A cidade de Xerez estende-se no sudoeste da Andaluzia, ao noroeste da província de Cádis, que é uma posição geográfica favor8vel: a paisagem fértil foi criada por sedimentos do rio Guadalquivir, ao lado da cidade passa o rio Guadalete, as praias do Atlântico ou cumes da serra Gaditana estão perto. Um local maravilhoso: a meio caminho entre os montes e o mar, com mais de 3 200 horas da luz solar, o que significa um clima agradável durante todo o ano. Graças ao clima suave com temperaturas médias de 11ºC no inverno e 25ºC no verão, que suaviza tanto a latitude geográfica como a proximidade do mar, os invernos são suportáveis e os verãos tranquilos.
Xerez tem uma posição estratégica com uma conexão excelente de transporte no âmbito da Andaluzia, mas também com o resto da Espanha e da Europa. O aeroporto internacional, que foi construído há pouco tempo, está equipado de muitas comodidades modernas. Oferece voos à todos principais destinos nacionais e internacionais; a via ferroviária reconstruída une Xerez com grandes cidades e centros das regiões. Finalmente, a rede íntegra de estradas e autoestradas possibilita chegar rápida e comodamente às cidades ao redor ou mais longe.
O Xerez oferece atrações de fama mundial, graças às quais a cidade é um dos destinos mais interessantes da Andaluzia: cavalos, vinho, brandy e flamenco são produtos típicos espanhóis e andaluzes que conferem ao Xerez a sua identidade inconfundível.
O Xerez possui muitas atrações: desfiles equestres fantásticos na Real Escuela Andaluza del Arte Ecuestre (Escola Real Andaluza da Arte Equestre) e Yeguada Hierro del Bocado (coudelaria Hierro del Bocado); caves únicas, onde nasce vinho e brandy – aqui mesmo maduram nas barricas em calma e silêncio; alegria cotidiana do flamenco original; centro histórico que foi declarado Conjunto Monumental Histórico-Artístico , onde entre laranjeiras e fontes nas praças e ruas sinuosas se pode desfrutar de igrejas, prédios públicos e joias arquitetónicas singulares; existem numerosos museus e outros estabelecimento de turismo, possibilidade de ver touros bravos, cavalos, flamenco, vinho e outras curiosidades que ilustram as nossas tradições e riqueza.
Entre outras curiosidades deveríamos mencionar o Circuito de Velocidad (pista de prova de desportos motorizados, ou Zoobotánico de Jerez, onde crianças e adultos podem desfrutar do espaço extraordinário e coleções zoológicas mais extensas da Espanha, assim como de quintas campesinas, fenómenos naturais e barrancos que podem ser visitados por aficionados do turismo ativo.
A posição vantajosa mencionada, entre os montes e o mar, possibilita aproveitar a cidade como base para excursões a diversos destinos na província aproveitando alguma das rotas certificadas: Ruta de los Pueblos Blancos (Rota dos Povos Brancos), Ruta del Toro (Rota do Touro), Ruta Atlántica (Rota Atlântica), etc.