Reserva Natural do Paúl do Boquilobo
A Reserva Natural do Paúl do Boquilobo é a primeira deste tipo em Portugal, que pertence à rede mundial de Reservas da Biosfera, uma amostra única do sistema ecológico de zona húmida, muito apreciado do ponto de vista de proteção da biodiversidade.
No inicio eram apenas 554 hectares, a chamada reserva da 1ª geração, onde não se possibilitavam atividades económicas, nem a administração territorial do perímetro com a participação de entidades locais.
Em 2014 foi assinado o protocolo comum segundo o qual a proteção das biosfera foi entregue a quatro entidades: ONGATEJO, Câmara Municipal da Golegã, Câmara Municipal de Torres Novas e o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas – ICNF, que compõe uma comissão paralela constituída por mais de 50 organizações. Destas fazem parte desde entidades locais, como proprietários de quintas ou empresas.
A Reserva Natural do Paúl do Boquilobo estende-se agora pelos territórios do Pombalinho, Azinhaga, Golegã, Riachos, bem como a associação de populações da Brogueira, Parceiros de Igreja e Alcorochel, numa área total de 5896 hectares.